É Essencial A Motivação Nas Organizações

Por: Pablo Eduardo

A motivação faz parte do desenvolvimento de todo ser humano.

Motivação nada mas é do que, um impulso ou sentimento. Ou seja , é simplesmente um motivo para determinada ação. Esse impulso faz com que as pessoas tenham atitude e assim alcancem objetivos. De acordo com a teoria de Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Ainda hoje em dia algumas organizações não usam essa ferramenta que é tão importante, motivar cada colaborador é essencial. A motivação sem dúvidas é algo imprescindível no desenvolvimento humano, cada pessoa tem a sua capacidade de se motivar ou desmotivar. Sabemos que a motivação e a liderança andam de mãos dadas, ter líderes e liderados motivados na organização, faz com que sem dúvidas os resultados finais sejam positivos. A pessoa motivada fica mais fácil e prazeroso realizar atividades na empresa, estudar, fazer exercício físico e etc.

Os líderes devem ficar sempre atentos para as pessoas, pois as motivações não são iguais para todos, é algo individual. O que motiva você pode ou não me motivar, por isso é necessário ter um bom relacionamento interpessoal e saber o que realmente motiva cada liderado. Até um elogio é válido, tem pessoas que apenas com um simples elogio ficam bastante motivadas. Tem uma frase de Jim Clemmer que eu gosto bastante, ele diz que:

“ O reconhecimento é a técnica motivacional mais barata e fácil de ser usada. Entretanto, é desconcertante ver a baixíssima frequência com que essa ferramenta essencial de desenvolvimento é utilizada pela maioria dos gestores”.

Sabendo da importância da motivação no meio organizacional, existem várias maneiras de estimular os seus colaboradores a se sentirem motivados. Portanto a partir de hoje faça diferente, procure conhecer um pouco mas cada colaborador desde o setor operacional até o topo de hierarquia, busque maneiras corretas de estímulos de acordo com o perfil de necessidade de cada um.

Dica de leitura: 1001 maneiras de premiar seus colaboradores
Autor: Bob Nelson

Pablo Eduardo
Estudante de RH, colunista da Revista Incluir e idealizador do projeto “Libras Diária
Facebook: https://www.facebook.com/polardrummer
Linkedin: http://br.linkedin.com/in/pabloeduardo

Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 24 de novembro de 2013, em RH e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s