Um novo olhar para a inclusão social.

Por: Pablo Eduardo

A inclusão social será que é apenas incluir por exemplo, um aluno surdo em uma sala de aula com um intérprete de Libras? Você acha que realmente isso é a inclusão?

Para que seja feita a inclusão das pessoas com deficiência na área social ou profissional com eficácia, é imprescindível que antes de tudo a gente perceba alguns aspectos essenciais. Para que não aconteça a integração e dar a sensação de estarmos juntos, mas ao mesmo tempo isolado de todos. Para entendermos melhor, observe a figura abaixo:

inclusao social

A inclusão não é só o ato de incluir e pronto. Inclusão é cooperação, é ajudar e está lá auxiliando as pessoas. Também é respeito, devemos respeitar as diferenças e facilitar as coisas para derrubar as barreiras da desigualdade. Inclusão é valorização das diferenças, todos nós temos diferenças e sempre temos algo para aprender uns com os outros.  Inclusão é melhoria, melhoria para todos nós.

Ainda temos muito que melhorar além da inclusão que já fazemos atualmente, ver a inclusão acontecer é ótimo. Fazer parte para que as coisas aconteçam é bastante gratificante. Seja você um gerador de inclusão, com certeza você vai aprender muito e consequentemente viver experiências inesquecíveis.

“Temos que viver a empatia todos os dias, se colocar no lugar do outro é a melhor forma para enxergar o mundo de outra forma”.

Lembre-se: Inclusão é Cooperar, Respeito, Valorização, Empatia e Melhoria.

Tenha um novo olhar para a inclusão social!

Pablo Eduardo
Estudante de RH, colunista da Revista Incluir e idealizador do projeto “Libras Diária
Facebookhttps://www.facebook.com/polardrummer
Linkedin: http://br.linkedin.com/in/pabloeduardo

Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 7 de janeiro de 2014, em Artigos de Inclusão, RH e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Olá Pablo, muito bom seu artigo, se cada um fizer a sua parte sem esperar apenas pelo poder público, a inclusão acontecerá com certeza.

  2. Ivani Aparecida Duarte Ramos

    Só teremos um mundo inclusivo de fato quando as barreiras atitudinais forem quebradas.

  3. Olá Pablo, gosto muito de seus artigos e esse não é diferente… Gostaria de parabeniza-lo por levantar a “Bandeira da Inclusão” com tanta propriedade!!!

  4. Gostei demais desse artigo, ampliou a minha visão a respeito do assunto, me mostrou outros parâmetros, excelentes palavras.

  5. Cristiane Miranda de Souza

    Adorei o artigo e penso que deve ser nossa maior preocupação na inclusão
    a melhoria e integração dos diferentes sempre, para que todos aprendam e ensinem uns aos outros!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: