Alunos surdos da EEEP Joaquim Nogueira ingressam no curso de Libras da UFC

Na última segunda-feira (9), três alunos surdos da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira matricularam-se no curso de Letras-Libras da UFC. Segundo a professora Nadia Ribeiro, a EEEP Joaquim Nogueira é a única do Brasil a oferecer o curso técnico de Instrução em Libras, sendo esta turma a primeira do Estado. Os estudantes são: Juan Bandeira Arruda, Lethycia Jales e Kamila Raquel.

A professora, que também é intérprete em Libras, é colaboradora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e atua na escola por meio da parceria entre o Instituto Centec e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) na execução do programa Ensino Médio Integrado (EMI).

“Esta é uma grande vitória para nós, uma boa nova que eu gostaria de compartilhar com o mundo para ratificar a importância desse curso para os alunos e a comunidade como um todo. Agradeço também ao Centec visto que é ele quem provê nós profissionais, para atuar numa área tão gratificante, possibilitando momentos como esse”, declarou a docente.

“Tive muitos momentos bons com meus colegas no Ensino Médio, no Joaquim Nogueira, nós não tivemos ‘moleza’ por parte dos professores e por esse incentivo é que estudamos duro para alcançar nossos objetivos.” Letycia Jales.

“Este é um momento muito feliz em minha vida, agradeço imensamente aos professores e intérpretes que me apoiaram nessa trajetória, e me incentivaram a buscar mais conhecimento, principalmente na Língua portuguesa que é minha segunda língua.” Kamilla Raquel.

“Sou muito grato aos professores do Joaquim Nogueira, bem como ao núcleo gestor, Telles Souza e Carlos Segundo. Eles possibilitaram a abertura do curso em nossa escola. Outros que preciso lembrar são os intérpretes de Libras, Cristiane Farias e Felipe Lima que nos incentivaram a pensar em ir mais além. Que nossa experiência possa servir de exemplo para outros surdos e futuros intérpretes de Libras.” Juan Bandeira.

A EEEP Joaquim Nogueira oferta, desde 2012, os cursos técnicos de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS), para alunos ouvintes e surdos; e de Instrutor de Libras, preferencialmente para alunos surdos. Há um mercado de trabalho em expansão para tradutores e intérpretes de língua de sinais, bem como para instrutores de Libras, devido à crescente procura pelo aprendizado dessa língua por parte de profissionais da educação, de recursos humanos, do turismo e de outros campos de atuação.

Parceria Centec e Seduc

O Centec é responsável, por meio de contrato de gestão com a Seduc, pela seleção, contratação e treinamento dos professores e assistentes das áreas técnicas que atuam nas Escolas Estaduais de Educação Profissional, contribuindo assim, para o alcance das metas do Governo do Estado e fortalecendo o ensino técnico e profissionalizante.

As Escolas de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No momento, as 102 EEEPs reúnem 40 mil alunos, são 51 cursos técnicos em 77 municípios cearenses na Capital e no Interior. Até o final do ano, serão 140 escolas em todo o Estado. Atualmente, 1.159 profissionais atuam nas escolas profissionais por meio da parceria Seduc e Centec. Os 1.031 professores e 128 técnicos são responsáveis por ações de formação/capacitação, estágio e projetos.

O Centec realizou no dia 8 de junho – em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral – a prova de seleção para o banco de reserva de professores e técnicos das EEEPs, que contou com a participação de 1.313 candidatos. Destes, 120 foram isentos do pagamento de taxa de inscrição. O processo seletivo teve início em maio e o resultado final será divulgado dia 10 de julho. A relação dos candidatos aprovados na prova será divulgado na semana de 16 a 20 de junho.

Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec

Fonte: http://www.centec.org.br/index.php/imprensa/noticias/81-ultimas/1760-alunos-surdos-da-eeep-joaquim-nogueira-ingressam-no-curso-de-libras-da-ufc

Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 16 de junho de 2014, em Notícias e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: