Funcionários da PUC recebem certificado de conclusão de Libras

Funcionários da PUC recebem certificado de conclusão de Libras

Funcionários da PUC recebem certificado de conclusão de Libras

Foto: Weslley Cruz
Mais 42 funcionários da PUC Goiás foram certificados no Curso de Aperfeiçoamento de Libras promovido pela instituição. Eles fazem parte da 3ª turma do curso promovido pelo Programa de Cursos de Extensão voltado para a qualificação do corpo administrativo da universidade, que já formou outros 70 colaboradores na Língua Brasileira de Sinais. Na manhã desta quarta-feira, 18, os funcionários receberam os certificados de conclusão do curso das mãos do reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, em cerimônia realizada no Plenário da Reitoria, da Área 4.
O curso é voltado para funcionários de atendimento e visa garantir a inclusão de alunos e pessoas com deficiência auditiva na PUC Goiás. Para o reitor Wolmir Amado, a iniciativa confirma a vocação da universidade para participar dos processos de acessibilidade e inclusão. “Este é um momento importante porque passamos a garantir atendimento em libras não só na sala de aula, mas em outros espaços importantes do meio acadêmico, onde todos podem ter acesso”, explicou ele.
Para o funcionário da Secretaria Geral, Júlio César Baron, que também é estudante de Jornalismo, a participação no curso trouxe ampliação do seu conhecimento e será muito útil no trabalho. “Já tive que usar libras em duas ocasiões, no trabalho, e acredito que a partir de agora poderei ser mais proativo e atender pessoas surdas com a qualidade esperada”.
Durante a cerimônia, a professora do curso, Edna Misseno, e o pioneiro em Libras em Goiás, Franco Gomes, foram homenageados com medalha de honra ao mérito da PUC Goiás. Edna, que é intérprete em Libras, afirma que este é um desafio muito importante em propagar a língua de sinais na sociedade, partindo do meio acadêmico. Franco Gomes trouxe a língua de sinais para Goiás, onde atua desde 1960. Deficiente auditivo, ele aprendeu Libras no Instituto Nacional de Educação de Sinais, no Rio de Janeiro.
Parceria
O Curso de Aperfeiçoamento em Libras é uma das iniciativas da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, que visa promover o acesso e a permanência das pessoas portadoras de necessidades especiais na PUC.  O curso  em Libras é lecionado pela professora Edna Misseno na modalidade semipresencial e carga horária de 180 horas [com aulas via internet viabilizadas pelo Centro de Educação à Distância] e oferecido gratuitamente [ por intermédio da Proad] aos funcionários da PUC Goiás interessados em aprender a língua dos sinais. A universidade abrirá outra turma para atender a demanda interna.
Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 22 de junho de 2014, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: