Hospital da Mulher de S.André promove curso de Libras

SANTO ANDRÉ – Com objetivo de promover a comunicação inclusiva e melhorar o acesso de usuários com deficiência auditiva, está em andamento no Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, curso Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado à capacitação de colaboradores.

hospital

 
Semelhante à língua oral, que é composta por fonemas, a Libras também possui níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Porém, na língua de sinais também existem itens lexicais.

Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo (ou no espaço) onde são realizados. A mesma formação das mãos, porém, em lugar diferente no espaço ou no corpo, adquire outro sentido. Dessa forma, não basta apenas saber os sinais, mas sim sua gramática, para que se possa combinar as frases e estabelecer a comunicação.

O curso do Hospital da Mulher de Santo André tem carga de 60 horas e será dividido em duas turmas com 20 alunos cada. O encontro inaugural ocorreu na primeira semana de junho. Todas as aulas serão ministradas semanalmente no auditório do hospital e a previsão é de que esta primeira etapa seja finalizada em outubro. Haverá segundo módulo do curso, que será elaborado de acordo com o desempenho dos alunos.

Sociabilização

“O curso de Libras tem o objetivo de promover a sociabilização do deficiente auditivo, pois busca ensinar cada vez mais pessoas a comunicação por meio deste método. Dessa forma, promovemos a inclusão e melhoramos o acesso dos usuários aos serviços do hospital”, afirma a superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua usada pela maioria dos deficientes auditivos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por Lei. O curso no Hospital da Mulher buscará capacitar colaboradores que atendem diariamente a população.

Na próxima sexta-feira (11) haverá apresentação musical com uso da Língua Brasileira de Sinais. O evento tem entrada gratuita e ocorrerá no auditório do hospital, a partir das 17h.

Fonte: http://www.diarioregional.com.br/2014/07/09/sua-regiao/minha-cidade/hospital-da-mulher-de-s-andre-promove-curso-de-libras/

 

Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 9 de julho de 2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: