Curso de Libras capacita colaboradores da Prati-Donaduzzi

Com o objetivo de proporcionar uma comunicação funcional entre ouvintes e deficientes auditivos
No total, 24 colaboradores da empresa participam do curso

No total, 24 colaboradores da empresa participam do curso

 

Com o objetivo de proporcionar uma comunicação funcional entre ouvintes e deficientes auditivos no ambiente social e empresarial, a Prati-Donaduzzi promove um curso de noções básicas de Libras – Língua Brasileira de Sinais – para colaboradores da indústria.

Com carga horária de 60 horas, o treinamento acontece uma vez por semana, com duração de duas horas cada aula, nas dependências da indústria farmacêutica. Ao todo, 24 colaboradores participam do curso, divididos em duas turmas. Cada módulo possui um conteúdo programático específico e é ministrado por uma professora especializada em Educação Especial.

Durante o curso são trabalhados conteúdos como alfabeto manual e datilologia; legislação: acessibilidade, reconhecimento das Libras, inclusão e os direitos da pessoa surda; educação do surdo no Brasil e no mundo; cultura e comunidades surdas; linguística das Libras; transcrição para as Libras; produção textual do surdo e interferências do professor no ensino da Língua Portuguesa; papel do professor e do intérprete no uso das Libras e sua formação; vocabulário básico e sinais teológicos. Os alunos recebem uma apostila para acompanhar os conteúdos em sala de aula.

A colaboradora Janaína Sartorelli participa pela primeira vez de um curso de Libras e ressalta que a experiência está sendo fundamental. “Senti a necessidade de participar do curso, uma vez que auxilio com treinamentos na Universidade Corporativa e, às vezes, tenho alunos com problemas auditivos em sala de aula. É maravilhoso conseguir interagir e me comunicar com estes alunos. É incrível a possibilidade de aprender esta língua na própria empresa. As aulas são divertidas e interativas”, destaca.

Segundo a professora Ana Angélica Wilske, o curso capacita os colaboradores para a conversação desde as primeiras aulas. “O vasto conteúdo estudado em aula dá subsídios aos alunos para compreenderem a comunidade surda. O principal objetivo é fazer com que os colaboradores consigam se comunicar com aqueles que possuem deficiência auditiva. Por isso, as aulas são práticas e com conteúdos do dia a dia da organização”, frisa.

 

Fonte: http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/curso-de-libras-capacita-colaboradores-da-prati-donaduzzi-83507/

Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 6 de agosto de 2014, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: