Centro de Interpretação de Libras já funciona em Jequié

A Central de Interpretação de Libras – CIL de Jequié é um espaço criado na sede do Centro Educacional Especializado de Jequié – CEEJ para garantir às pessoas com deficiência auditiva atendimento de qualidade por meio de serviços de tradução e de interpretação. Esse apoio facilita também o acesso dessas pessoas aos serviços públicos.
De acordo com a Prefeita de Jequié, Tânia Britto, a instalação da CIL é resultado da aplicação de políticas públicas municipais voltadas para a inclusão. “A Central é um grande benefício, tanto para surdos quanto para pessoas que não possuam deficiência auditiva. O trabalho desenvolvido na CIL facilitará a integração e a comunicação entre ambos”, destaca.
O espaço, inaugurado no inicio de julho de 2014, funciona em horário comercial. Os usuários surdos aprendem a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, além de terem aulas de Língua Portuguesa e de praticarem atividades físicas. Durante o dia, são oferecidas quatro refeições aos usuários e são disponibilizados cursos gratuitos de Libras também para a comunidade. A CIL conta ainda com uma sala para os cursos com capacidade para vinte pessoas e uma sala de “Recursos”, onde acontece o ensino da Língua Portuguesa por meio de jogos e de outras atividades.
A intérprete Renata Ribeiro, responsável pelo ensino da Língua Portuguesa na Central, lembra da dificuldade encontrada pelo deficiente auditivo antes da criação da CIL. “Antes, o surdo tinha dificuldades, por exemplo, para ir a um consultório médico e ser atendido, diagnosticado ou encaminhado para fazer algum procedimento”, lembra. Agora, ressalta a intérprete, acontece o atendimento virtual por meio de um chat de comunicação. “Nele, o intérprete se comunica com o surdo tanto à distância quanto de forma presencial. Com isso, é possível agendar e acompanhar, por exemplo, consultas médicas, audiências e realizar serviços bancários”, completa.
Todas essas ações, resultantes da política pública de inclusão desenvolvida em Jequié, buscam minimizar os problemas de natureza pessoal, familiar ou profissional que a surdez pode causar. Isso tudo facilita a integração e a comunicação entre os surdos, e também entre eles e pessoas sem deficiência.
Fabio José Ribeiro da Silva é deficiente auditivo. Aos 42 anos de idade, ele vê na Central uma oportunidade para amenizar os contratempos causados pela deficiência: “A Central facilita muito a minha vida”, comemora por meio de sinais interpretados pelo intérprete Márcio Gonçalves.
A vice-presidente da CEEJ, Gislaine Morais Santos, um espaço que direcione as ações para a causa da pessoa vítima da surdez é de suma importância para os portadores da deficiência. “Antes não tínhamos um lugar onde ficar, estudar, interagir com pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades que nós”, expressa-se também por sinais traduzidos por Lucas Fernandes.
Quem tiver interesse em conhecer os serviços oferecidos pela Central pode visitar o espaço localizado na Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 288, bairro Jequiezinho. Também é possível entrar em contato com a CIL pelo telefone 73-3526-5097, pelo email ciljebahia@gmail.com, pelo Skype “ciljebahia” ou pelo perfil da Central no Facebook: www.facebook.com/cilje.
Anúncios

Sobre Pablo Eduardo

Formado como técnico em administração pela Faculdade Joaquim Nabuco, Gestor de Recursos Humanos pela faculdade IBGM e Life Coach. Fundador do projeto Libras Diária, onde aborda temas referente a inclusão das pessoas com deficiência nas organizações e tenta conscientizar as pessoas sobre a importância de saber a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Publicado em 18 de julho de 2014, em Notícias e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Amo o projeto e sigo no facebook 🙂 fez me interessar por esse mundo e amei *_*

  2. Ivani Aparecida Duarte Ramos

    Num mundo onde impera a exclusão essa é mais uma ferramenta de acessibilidade para as pessoas surdas sou feliz por fazer parte desta conquista parabéns Jequié! Parabéns comunidade surda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: